Bem-vind@ a nossa página de discussão e divulgação científica a respeito da educação inclusiva

Um lugar onde falamos de educação inclusiva em que todos aprendem.

Ensino colaborativo.

O ensino colaborativo se configura como uma estratégia de inclusão escolar pautada na colaboração entre o/a professor/a do ensino comum e do/a especialista em educação especial. Teve sua origem nos Estados Unidos, na década de 80. No contexto brasileiro, pesquisadoras como Enicéia Gonçalves Mendes, Vera Lúcia Capellini, Ana Paula Zerbato e Eliane Marques Zanata têm discutido essa estratégia/modelo de organização do trabalho em prol da inclusão escolar.

Confira mais a respeito do ensino colaborativo no artigo a seguir, que fez parte do 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), como resultado de pesquisa parcial da pesquisadora Thais Elias da Silva, especialista em educação especial e psicopedagogia e mestranda em educação especial.

Com vistas à divulgação de conteúdo acerca da inclusão escolar, confira nosso calendário abaixo

Events in fevereiro 2025

domingo segunda-feira terça-feira quarta-feira quinta-feira sexta-feira sábado
26 de janeiro de 2025
27 de janeiro de 2025
28 de janeiro de 2025
29 de janeiro de 2025
30 de janeiro de 2025
31 de janeiro de 2025
1 de fevereiro de 2025
2 de fevereiro de 2025
3 de fevereiro de 2025
4 de fevereiro de 2025
5 de fevereiro de 2025
6 de fevereiro de 2025
7 de fevereiro de 2025
8 de fevereiro de 2025
9 de fevereiro de 2025
10 de fevereiro de 2025
11 de fevereiro de 2025
12 de fevereiro de 2025
13 de fevereiro de 2025
14 de fevereiro de 2025
15 de fevereiro de 2025
16 de fevereiro de 2025
17 de fevereiro de 2025
18 de fevereiro de 2025
19 de fevereiro de 2025
20 de fevereiro de 2025
21 de fevereiro de 2025
22 de fevereiro de 2025
23 de fevereiro de 2025
24 de fevereiro de 2025
25 de fevereiro de 2025
26 de fevereiro de 2025
27 de fevereiro de 2025
28 de fevereiro de 2025
1 de março de 2025

TODOS APRENDEM

Educação inclusiva